top of page
Design sem nome (1).png
Foto do escritorRaul Silva

Sobre Morte Súbita de J. K. Rowling

É fato consumado que J. K. Rowling é uma das maiores escritoras de nossa época, que ela tem o dom de nos surpreender com o impensável e que suas histórias possuem personagens incrivelmente peculiares e cativantes.


Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o primeiro livro que li, verdadeiramente, de fato. Quero dizer, foi o primeiro que li do início ao fim, e já aos onze anos eu sabia que minha vida jamais seria a mesma. J. K. Rowling foi a primeira autora que conseguiu me conquistar verdadeiramente como leitor e depois de ler seus livros nunca mais parei de ler, isso é fato.

Porém após o fim da série Harry Potter achei que levaria um bom tempo para que ela me surpreendesse novamente, principalmente depois que soube que Rowling estava escrevendo o que ela descreveu na época como um “conto de fadas político”. A mídia, então, começou a especular e a autora confessou que estava escrevendo um romance para adultos.

Lembro que meu primeiro pensamento foi: “Não sei não!”. Contudo era a J. K. e eu sabia que o leria mesmo assim. Então, recentemente terminei de ler o famoso Morte Súbita – The Casual Vacance, em inglês – e francamente estou outra vez impressionado.

Rowling nos presenteia com uma história com uma personagem principal ausente, porém muito presente na vida das demais, afinal o estopim para todos os acontecimentos não é sua morte, mas o fato de que Barry Fairbrother não poderia morrer naquele momento nem naquelas circunstancias.

Não é, contudo de se admirar que os ingleses não tenham acolhido o livro tão bem, afinal ele nos dá uma perspectiva de um lado da sociedade inglesa que não vemos comumente e que a maioria finge não existir. A história nos leva a problemas reais de pessoas reais, sejam eles sociais, psicológicos ou físicos e tudo se desenrola de forma majestosa e inesperada, fazendo com que o leitor fique pregado da primeira à última página do livro que é sem dúvida alguma uma obra prima, de tirar o folego.

Nele você não encontrará ação, criaturas fantásticas, bruxos ou qualquer menção aos outros livros da autora, no entanto encontrará situações que o deixarão tão em choque quanto as próprias personagens que as vivenciam na pequena Pagford, uma das muitas bolhas de ignorância que existem na nossa sociedade. Afinal temos muitas Pagford’s espalhadas por aí, com pessoas tão preconceituosas e mesquinhas quanto as da original, mas também com pessoas boas que lutam para mudar a vida das mais necessitadas.

Acho que no fim, a maior mensagem do livro é que as pessoas deveriam parar de olhar apenas para o próprio umbigo e prestar mais atenção nas outras, pois nunca se sabe quando poderemos precisar delas, que uma ação por mais insignificante que possa parecer pode acarretar em grandes consequências sejam elas boas ou ruins e que fazer o certo não significa escolher o caminho mais fácil e sim o mais difícil. Novamente digo aqui, Morte Súbita é uma história magistral, conduzida com maestria por uma das mentes mais brilhantes da nossa era e apesar de não se passar em um universo onde carros podem voar e corujas entregam o correio, é sem sombra de dúvida uma história mágica.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Crítica: The Walking Dead – 6ª Temporada

<p>“O mundo é nosso. E nós sabemos o que fazer.” Partindo dessa frase de Rick, é possível definir essa temporada que acabou no domingo, dia 03 de abril. Mas essa série merece ser bem mais e melhor esp

Crítica: Daredevil &#8211; 2ª&nbsp;Temporada

<p>O mundo interativo hoje, seja ele cinematográfico ou televisivo, foi invadido na última década pelas adaptações. O que antes somente era escrito, para o que é vivido, interpretado por atores de car

A História Sem Fim &#8211; Michael&nbsp;Ende

<p>A história sem fim foi, sem dúvida alguma, uma das histórias mais emocionantes que já tive o prazer de ler. Não foi difícil me conectar com Bastian, com seus medos, seus receios e com tudo pelo que

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Lojinha do Teoria Literária - Compre e nos ajude

bottom of page