top of page
Design sem nome (1).png
Foto do escritorRaul Silva

O que define melhor ou pior?

“Existem pessoas que se acham melhores do que outras por terem o que chamam de sangue-puro.” Essa frase foi retirada de Harry Potter e a Câmara Secreta da escritora britânica J. K. Rowling, e é, com certeza, uma frase muito marcante, pois nos remete a muitas coisas. Afinal, qual de nós reles mortais não conhecem ou conheceram alguém assim?   


Em minha vida já encontrei inúmeras dessas pessoas, desde professores sádicos e terroristas a empresários e chefes de escritórios idiotas e sem noção. Trabalhei em uma empresa onde a chefe de setor certa vez disse para uma das empregadas, que um dia faltou ao trabalho para cuidar de mãe doente, o seguinte: “Você não precisa deste emprego, pois se precisasse deixaria sua mãe com os vizinhos e viria trabalhar. Só não lhe demito agora, por justa causa, por que você está grávida.”. A funcionária em questão ainda trabalha na empresa junto com a pessoa que lhe disse isso, pois necessita do emprego e jamais teve como provar que tal ato aconteceu e nenhum responsável jamais se interessou em esclarecer as coisas.

Afinal o que pode tornar alguém melhor que o outro? O QI? A posição social? A etnia? A orientação sexual? A carreira profissional? As conquistas ao longo da vida? Para mim nada disso importa, o que realmente importa parafraseando o outro grande escritor J. R. R. Tolkien é o que você decide fazer com o tempo que lhe é dado.

Esse ano nosso país deu uma grande demonstração disso nas ruas, estamos cansado de professores opressores, de chefes soberbos, de autoridades corruptas. Por que temos que respeitá-los se eles não nos respeitam? Semana passada, quando achávamos que havíamos ganho uma batalha contra a corrupção dos“mensaleiros”, tudo caiu por terra, outra brecha na lei foi usada para impedir que a justiça fosse feita.

Agora eu pergunto: como é que bandidos podem julgar bandidos nesse país? E não me venham dizer que essa não é a situação por que é exatamente o que acontece. Infelizmente não podemos culpa-los, pois a culpa não cai apenas nas costas deles. Nós, “cidadão de bem”, também temos responsabilidade nisso, pois indiretamente e inconscientemente somos tão corruptos quanto os que habitam a Capital Federal. E isso não é nada mais nada menos que nossa herança colonial. Fomos colônia de exploração, colonizados por aqueles que não eram mais aceitos na Metrópole, em geral por crimes cometidos contra a coroa, até que um dia por ironia do destino, e por causa de um homenzinho chamado Napoleão Bonaparte, a colônia virou metrópole e vice-versa, mas já era tarde demais para sanar o irremediável.

O que estou querendo dizer é que para que o Brasil mude é preciso que TODOS os brasileiros mudem, não adianta fazer protesto se você continua estacionando em local indevido, burlando a fila no banco ou tentando dar um jeitinho de quebrar a burocracia para resolver um problema. Enquanto acharmos que podemos ficar impunes diante de atitudes como essas sempre existirão pessoas sem consciência de seus deveres morais e humanos como a chefe de setor que disse tudo aquilo aquela pobre funcionaria.

De fato, não existe ninguém melhor ou pior. Existem pessoas diferentes, com inteligências diferentes. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner está aí pra gritar isso para as quatro direções. Podemos ter opiniões e pensamentos diferentes, porém todos nós também temos capacidades incríveis e únicas. Afinal citando novamente J. K. Rowling: “O espirito sem limites é o maior tesouro do homem.”

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Crítica: The Walking Dead – 6ª Temporada

<p>“O mundo é nosso. E nós sabemos o que fazer.” Partindo dessa frase de Rick, é possível definir essa temporada que acabou no domingo, dia 03 de abril. Mas essa série merece ser bem mais e melhor esp

Crítica: Daredevil &#8211; 2ª&nbsp;Temporada

<p>O mundo interativo hoje, seja ele cinematográfico ou televisivo, foi invadido na última década pelas adaptações. O que antes somente era escrito, para o que é vivido, interpretado por atores de car

A História Sem Fim &#8211; Michael&nbsp;Ende

<p>A história sem fim foi, sem dúvida alguma, uma das histórias mais emocionantes que já tive o prazer de ler. Não foi difícil me conectar com Bastian, com seus medos, seus receios e com tudo pelo que

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Lojinha do Teoria Literária - Compre e nos ajude

bottom of page